saúde

1º Seminário sobre Autismo debate desafios e atuação em rede neste sábado

Da redação

Especialistas das mais variadas áreas estarão reunidos no Avenida Tênis Clube (ATC) neste sábado para debater a importância da inclusão de pessoas autistas, abordando os desafios e a atuação dos profissionais na rede de saúde. O 1º Seminário Sobre Autismo ocorre das 8h às 18h. Os interessados ainda podem se inscrever (veja abaixo) ao custo de R$ 50.

Uma das palestrantes que participarão do evento é a advogada Andressa Tonetto Fontana, da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RS e coordenadora da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio Grande do Sul. Ela falará sobre a proteção jurídica das pessoas com autismo.

- Apesar de o Estatuto da Pessoa com Deficiência prever a educação inclusiva para todos, ainda temos muitas dificuldades. As escolas, em geral, não estão preparadas para receber alunos autistas, assim como não há muitos profissionais especializados no transtorno. Há muita demanda judicial, a fim de que as escolas ofereçam vagas e ofertem monitores preparados para trabalhar com crianças autistas - comentou a especialista.

Husm busca renegociar valores repassados pelo Estado por serviços de média e alta complexidade

Segundo Andressa, desde 2012, com a publicação da Lei 12.764 (Lei Berenice Piana), o autismo passou a ser considerado deficiência para fins legais. Assim, toda pessoa com autismo passou a ter os mesmos direitos e garantias que as demais pessoas com deficiência. Em 2015, a partir da Lei 13.146 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), esses direitos foram ampliados, com acesso à educação inclusiva, saúde, trabalho, voto, assistência social, atendimento prioritário e acessibilidade.

- Acredito que precisamos de mudanças culturais e comportamentais, de aceitação das diferenças. Mas a evolução é enorme, pois, há poucos anos, nem se falava neste tema - complementa a advogada.

O EVENTO

  • Onde - Salão Brenner do Avenida Tênis Clube (Avenida Dois de Novembro, Bairro Patronato)
  • Quando - Sábado, das 8h às 18h
  • Quanto - R$ 50. O pagamento pode ser feito presencialmente, na Quiron Centro de Excelência e Desenvolvimento Humano (Rua Dr. Bozano, 320. Centro) ou no dia do evento (mediante inscrição prévia neste link)
  • Programação - Palestras com diversos especialistas (educação especial, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e direito)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falha na rede básica de saúde e antigos hábitos lotam emergências em Santa Maria Anterior

Falha na rede básica de saúde e antigos hábitos lotam emergências em Santa Maria

Santa Maria ainda não conseguiu preencher uma vaga do Mais Médicos Próximo

Santa Maria ainda não conseguiu preencher uma vaga do Mais Médicos

Saúde